visitantes e relogio

Contador de visitas Clique aqui e tenha acesso  ao Site Tony Gifs Javas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

NOS DIAS 29 E 30 DE JUNHO E 1º DE JULHO, ACONTECEU A SEGUNDA OFICINA DE LIDERANÇAS

FOTO DE ANDRÉ TOMINO

Conscientizar para a cidadania, transformar comportamentos, trabalhar para o amadurecimento do individuo e ampliar seu papel na comunidade através da cultura. Em linhas gerais esta foi a proposta do evento Oficina de Lideranças, que aconteceu entre os dias 29/30 de Junho e o dia 1 de Julho em São José dos Campos. A oficina foi realizada pelo CECP – Centro de Estudos da Cultura Popular em parceria com a empresa Signi – Estratégias para Sustentabilidade.


A oficina foi aberta a  líderes comunitários, integrantes de entidades do Terceiro Setor, estudantes da área social e pessoas em geral interessadas no tema, e as atividades foram realizadas no período da noite em três locais diferentes .



1° dia: 29/06 (quarta)
Palestra com psicólogo Bruno, do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social
Tema: Dificuldade do comprometimento e participação. Abordagem sobre as barreiras psicológicas dos líderes.
Local: CEPE – Clube dos Empregados Petrobras – Rod Pres. Dutra , Km 145
 No primeiro dia os participantes tiveram a chance de participar de uma atividade mais lúdica conduzida por Bruno Decaria, psicólogo do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social, da Prefeitura. O psicólogo pretende levar os líderes a perceber a importância do trabalho grupal dentro da comunidade através da estimulação da auto confiança de cada um na realização de tarefas idealizadas. A ideia é abordar as barreiras psicológicas que podem comprometer o trabalho de liderança



FOTOS  DE ANDRÉ TOMINO
Foi excelente, pois tivemos a oportunidade de refletir o quanto é mais fácil trabalhar em parcerias mas ao mesmo  tempo como é difícil abrir mão de ideias e quanto é valioso ver que nem sempre quando abrimos mãos de algo estamos perdendo, as vezes é necessário ceder para podermos conquistar.( observação de Liliam Rodrigues).
 Um destaque do evento foi a distribuição da primeira edição do Guia de Cidadania de São José dos Campos para os participantes.
Esta primeira edição do guia apresenta as atividades e serviços prestados pelo governo local. A ideia é esclarecer o papel da Prefeitura e de outros órgãos do poder público municipal para que o leitor entenda melhor o seu papel e deveres como cidadão e possa defender mais efetivamente seus direitos. Uma próxima edição do guia, prevista para 2012, pretende abordar as atividades do terceiro setor.

Desenvolvimento social: A proposta do CECP e da Signi foi dar continuidade a uma primeira oficina realizada com lideranças comunitárias da zona leste da cidade em 2009 e também complementa o trabalho de reformulação do Conselho de Públicos da região, que vem atuando com novos representantes e metodologia há dois anos. O objetivo desta oficina é garantir a continuidade do processo de formação dessas lideranças, contribuindo para o fortalecimento de ações com vistas à transformação social e ao exercício da cidadania, tendo a valorização do patrimônio cultural e os saberes da comunidade como as principais ferramentas.


2° dia: 30/06 (quinta)
Palestra com Rozeli da Silva, gari de Porto Alegre e presidente da ONG Renascer da Esperança
Tema: Trajetória de vida de Rozeli. O que a motivou a seguir um novo caminho, quais foram suas principais barreiras, como chegou a presidência da ONG, etc.
Local: Senac – Rua Saigiro Nakamura, 400 - Vila Industrial

Outra atividade diferenciada foi a palestra da ex-gari Rozeli da Silva, que criou em 1996 na cidade de Porto Alegre a ONG Renascer da Esperança. Rozeli relatou sua experiência para mostrar como conseguiu colocar em prática a ideia de criar uma instituição para atender crianças – hoje são mais de 300 - em situação de vulnerabilidade.



Muitas vezes nos acomodamos com a situação usando como desculpa nossas supostas impossibilidade, mas o testemunho de Rozeli só vem provar que precisamos apenas de : coragem, determinação e força de vontade, pois a partir destes três podemos lutar e alcançar o objetivo, obstasculos encontraremos muitos, criticas diversas, mas como chegaremos ao alvo sem estes?Muito obrigado Rozeli, Jesus a abençoe abundamente.
3° dia: 1º/07 (sexta)
Bate papo com D. Ângela Savastano e vivências culturais
Tema: Diversidade Cultural
Local: Museu do Folclore - Av. Olivo Gomes 100 - Vl Rossi (Parque da Cidade)Segundo a Cientista Social Angela Savastano,


diretora de projetos do CECP, “A ferramenta da cultura está sempre disponível, pois é intrínseca ao homem. Se esta cultura está inconsciente ou fragilizada, ela ainda pode ser re-valorizada, através da ação educativa.”
Programação: A Oficina de Lideranças tem uma programação bem dinâmica que inclui no último dia uma visita guiada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos

a oportunidade visitar o Museu do Folclore foi uma experiência no mínimo excitante para a pequena Monique Cabral,que participou junto com a mãe Janete Cabral, as duas fazem parte da Comunidade representada no Conselho de Públicos pela Sociedade Amiga dos Moradores da Vila São Benedito,Jardim Souto e Residencial Cambuí( observação de Liliam Rodrigues) as fotos no museu foram feitas por EHDER DE SOUZA
. O museu é um dos principais projetos do CECP junto com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem como função identificar e registrar traços da cultura popular local e usá-los como elementos importantes para a educação e o incentivo ao exercício da cidadania.




FOTOS DE EHDER DE SOUZA
Todos os domingos das 14:00 as 17:00, funciona o museu vivo no Museu do Folclore - Parque da Cidade, com várias atrações de resgate a Cultura Popular, vale a pena conferir




Nenhum comentário:

Postar um comentário