Diario da Sociedade Amiga dos Moradores da Vila São Benedito,Jardim Souto e Residencial Cambui.Este é NOSSO ESPAÇO. Escrito por sua atual Presidente Liliam Rodrigues, onde divulgamos nossas solicitações,nossos eventos, ações, enfim aqui mostramos o nosso trabalho.
Divulgamos aqui também os nossos parceiros.
É o nosso espaço, tudo que acontece na nossa Comunidade, esta aqui .
Lutamos por uma Comunidade Unida e bem resolvida.
Jesus abençoe
NESTE POST, NÃO VOU USAR MUITAS PALAVRAS, VAMOS DEIXAR QUE AS IMAGENS DOS VIDEOS FALEM POR SI, MAS QUE FOI LEGAL ISTO FOIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
E AI CONCORDA COMIGO????????????
DEIXE SEU COMENTARIO NO MURAL DE RECADOS NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO DA TELA , AO LADO DA POSTAGEM, É BOM SABER SUA OPINIÃO
SEXTA FEIRA, 15 DE JULHO, FIM DA PRIMEIRA SEMANA DA COLONIA, UM GRATA SURPRESA, DEPOIS DE MUITOS PEDIDOS DOS GAROTOS E MUITA PERSEVERANÇA DE NOSSA COORDENADORA FABIANA, CONSEGUIMOS TRAZER DE VOLTA A NOSSA COLONIA, O QUERIDO MONITOR THIAGO CARVALHO SANTOS
NA COLONIA DE JANEIRO THIAGO CHEGOU NO SEGUNDO DIA E LOGO DE CARA JÁ CONQUISTOU OS PEQUENOS, NA COLONIA DE JULHO LOGO NO PRIEMIRO DIA OS MENINOS JÁ QUESTIONARAM A AUSENCIA DE THIAGO E NA PRIMEIRA OPORTUNIDA JÁ COMEÇARAM A REINVINCADAR "QUEREMOS O THIAGO", PASSOU TERÇA , QUARTA, QUINTA....
UFA!
SEXTA FEIRA. OBA!!!!!
THIAGO, THIAGO,THIAGO......
FOI ASSIM QUE THIAGO FOI RECEBIDO POR SEUS AMIGUINHOS.
E MESMO CHEGANDO NA SEXTA, CHEGOU COM PIC.
NÃO FOI DIFERENTE: EMPENHO, CONTROLE, CARISMA ,RESPEITO....
MAS VAMOS CONFERIR COMO FICOU A SEXTA FEIRA COM O RETORNO DE THIAGO, QUE SO FEZ SOMAR COM A EQUIPE DE COORDENADORAS ( FABIANA E ELAINE)
E OS MONITORES:
JOSÉ CARLOS
MISIA E CINTIA
ROSEMARA
NÃO FOI SOMENTE OS MENINOS DA TURMINHA DO THIAGO QUEM GANHOU COM SEU RETORNO, TODOS GANHARAM EM ESPECIAL AS MENINAS DE 12 A 14 ANOS QUE NÃO TINHAM MONITOR, FICARAM COM A MISIA QUE TEM TUDO HAVER COM COLONIA, COM CRIANÇAS , COM TUDO.
A PRINCIPO MISIA FICOU COMO MONITORA DOS MENINOS DO THIAGO, ANIMANDA E SEMPRE DISPOSTA SE DEU BEM COM OS GAROTOS
MAS PRECISAVAMOS DO RETORNO DO THIAGO PARA QUE AS MENINAS GANHASSEM.
UMA FAIXA ETARIA DIFICIL DE TRABALHAR, AS MENINAS DE 12 A 14 ANOS QUE NOS PRIMEIROS DIAS ERAM APENAS DUAS, QUANDO GANHARAM A MISIA COMO MONITORA A TURMINHA COMEÇOU A CRESCER.
AS MONITORAS:
ROSE E CINTIA DESDE O PRIMEIRO DIA JÁ ERAM SUCESSO ENTRE A MENINAS
O segundo dia de colónia não teve registros fotográficos, mas continuou sendo sucesso, tanto é que começamos com quase 60 crianças e no terceiro dia já estávamos beirando as 90. Mas no terceiro dia tudo foi registrado com carinho
Quebra Gelo
oficina de Pipas
Sessão Cinema
JOGOS
ARTES E muita diversão na quadra
e assim termina mais um dia de colónia, mas na sexta teve surpresa, e da BOA
Aconteceu entre os dias 12 e 22 de julho a Colonia de Férias em nossa Comunidade, o espaço da nossa colonia foi a Escola Estadual Professor Domingos Macedo Custodio- Vila São Benedito e mais uma vez foi sucesso.
As crianças se divertiram pra valer.
A nossa amiga e Coordenadora Fabiana Mantezi
que esteve na Colonia de Janeiro retornou trazendo uma nova equipe, sentimos falta de alguns dos monitores da colonia de Janeiro, somente na sexta feira (15 de julho) da primeira semana conseguimos trazer o Monitor Thiago Carvalho que estava sendo muito requisitado pelos garotos de 06 a 8 anos que o tiveram como monitor na Colonias anterior, sua chegada foi uma festa, mas isto vamos conferir depois.
Agora quero registrar o primeiro dia da Colonia e o trabalho dos novos monitores.
Monitora Rose ficou com as meninas de 06 a 08 anos , meiga e doce logo conquistou as pequenas
Monitora Misia ficou com os meninos de 06 a 8anos, muito alegre e agitada mostrou a que veio
Monitora Cintia, ficou com as meninas de 09 a 11 anos, calma e serena,conquistou as ferinhas.
Monitor José Carlos, ficou com os meninos de 09 a 11 anos, dinamico e alegre conquistou logo na chegada os garotos.
Elaine , veio para auxiliar a Fabiana na coordenação, chegou de mansinho e teve atitude, quando faltou na equipe uma professora de artes, assumiu o posto e fez bem feito. Bem tem certas coisas que não merece comentarios, dai não ter falado de quem ficou como monitor responsavel pela turminha de 12 a 14 anos( que a principio ficou mista-meninos e meninas). Apos as inscrições
levamos todos para a quadra ,
onde foram realizadas várias brincadeiras para integração de toda Equipe e das crianças.
No dia 02 de Julho de 2011 aconteceu na Escola Estadual Professor Domingos Macedo Custodio a formatura da 1ªTurma da Padaria Artesanal, as aulas foram ministradas por nossa Diretora e também Professora de Panificação Dinah Costa
Com direito a certificado de conclusão de curso, dvd de lembrança com os melhores momentos e um farto e delicioso café da tarde, foi a Festa de formatura.
Na formatura contamos com a presença do representante da Diretoria Estadual de Ensino e do Programa Escola da Família, SrºMario que entregou o Diploma de Conclusão do Curso a Aluna Maria
Todas as formandas , com exceção da aluna fujona Roseli e demais participantes da Formatura, veja no pequeno vídeo abaixo.
No dia 06 de Agosto começa as aulas da 2ªturma, serão duas turmas, uma aos sábados e outra ao domingos, as inscrições estão abertas e devem ser feitas aos sábados e domingos com Josy, procurar por inscrições de cursos.
Conscientizar para a cidadania, transformar comportamentos, trabalhar para o amadurecimento do individuo e ampliar seu papel na comunidade através da cultura. Em linhas gerais esta foi a proposta do evento Oficina de Lideranças, que aconteceu entre os dias 29/30 de Junho e o dia 1 de Julho em São José dos Campos. A oficina foi realizada pelo CECP – Centro de Estudos da Cultura Popular em parceria com a empresa Signi – Estratégias para Sustentabilidade.
A oficina foi aberta a líderes comunitários, integrantes de entidades do Terceiro Setor, estudantes da área social e pessoas em geral interessadas no tema, e as atividades foram realizadas no período da noite em três locais diferentes .
1° dia: 29/06 (quarta)
Palestra com psicólogo Bruno, do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social
Tema: Dificuldade do comprometimento e participação. Abordagem sobre as barreiras psicológicas dos líderes.
Local: CEPE – Clube dos Empregados Petrobras – Rod Pres. Dutra , Km 145 No primeiro dia os participantes tiveram a chance de participar de uma atividade mais lúdica conduzida por Bruno Decaria, psicólogo do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social, da Prefeitura. O psicólogo pretende levar os líderes a perceber a importância do trabalho grupal dentro da comunidade através da estimulação da auto confiança de cada um na realização de tarefas idealizadas. A ideia é abordar as barreiras psicológicas que podem comprometer o trabalho de liderança
FOTOS DE ANDRÉ TOMINO
Foi excelente, pois tivemos a oportunidade de refletir o quanto é mais fácil trabalhar em parcerias mas ao mesmo tempo como é difícil abrir mão de ideias e quanto é valioso ver que nem sempre quando abrimos mãos de algo estamos perdendo, as vezes é necessário ceder para podermos conquistar.( observação de Liliam Rodrigues).
Um destaque do evento foi a distribuição da primeira edição do Guia de Cidadania de São José dos Campos para os participantes.
Esta primeira edição do guia apresenta as atividades e serviços prestados pelo governo local. A ideia é esclarecer o papel da Prefeitura e de outros órgãos do poder público municipal para que o leitor entenda melhor o seu papel e deveres como cidadão e possa defender mais efetivamente seus direitos. Uma próxima edição do guia, prevista para 2012, pretende abordar as atividades do terceiro setor.
Desenvolvimento social: A proposta do CECP e da Signi foi dar continuidade a uma primeira oficina realizada com lideranças comunitárias da zona leste da cidade em 2009 e também complementa o trabalho de reformulação do Conselho de Públicos da região, que vem atuando com novos representantes e metodologia há dois anos. O objetivo desta oficina é garantir a continuidade do processo de formação dessas lideranças, contribuindo para o fortalecimento de ações com vistas à transformação social e ao exercício da cidadania, tendo a valorização do patrimônio cultural e os saberes da comunidade como as principais ferramentas.
2° dia: 30/06 (quinta)
Palestra com Rozeli da Silva, gari de Porto Alegre e presidente da ONG Renascer da Esperança
Tema: Trajetória de vida de Rozeli. O que a motivou a seguir um novo caminho, quais foram suas principais barreiras, como chegou a presidência da ONG, etc.
Local: Senac – Rua Saigiro Nakamura, 400 - Vila Industrial
Outra atividade diferenciada foi a palestra da ex-gari Rozeli da Silva, que criou em 1996 na cidade de Porto Alegre a ONG Renascer da Esperança. Rozeli relatou sua experiência para mostrar como conseguiu colocar em prática a ideia de criar uma instituição para atender crianças – hoje são mais de 300 - em situação de vulnerabilidade.
Muitas vezes nos acomodamos com a situação usando como desculpa nossas supostas impossibilidade, mas o testemunho de Rozeli só vem provar que precisamos apenas de : coragem, determinação e força de vontade, pois a partir destes três podemos lutar e alcançar o objetivo, obstasculos encontraremos muitos, criticas diversas, mas como chegaremos ao alvo sem estes?Muito obrigado Rozeli, Jesus a abençoe abundamente.
3° dia: 1º/07 (sexta)
Bate papo com D. Ângela Savastano e vivências culturais
Tema: Diversidade Cultural
Local: Museu do Folclore - Av. Olivo Gomes 100 - Vl Rossi (Parque da Cidade)Segundo a Cientista Social Angela Savastano,
diretora de projetos do CECP, “A ferramenta da cultura está sempre disponível, pois é intrínseca ao homem. Se esta cultura está inconsciente ou fragilizada, ela ainda pode ser re-valorizada, através da ação educativa.”
Programação: A Oficina de Lideranças tem uma programação bem dinâmica que inclui no último dia uma visita guiada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos
a oportunidade visitar o Museu do Folclore foi uma experiência no mínimo excitante para a pequena Monique Cabral,que participou junto com a mãe Janete Cabral, as duas fazem parte da Comunidade representada no Conselho de Públicos pela Sociedade Amiga dos Moradores da Vila São Benedito,Jardim Souto e Residencial Cambuí( observação de Liliam Rodrigues) as fotos no museu foram feitas por EHDER DE SOUZA
. O museu é um dos principais projetos do CECP junto com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem como função identificar e registrar traços da cultura popular local e usá-los como elementos importantes para a educação e o incentivo ao exercício da cidadania.
FOTOS DE EHDER DE SOUZA
Todos os domingos das 14:00 as 17:00, funciona o museu vivo no Museu do Folclore - Parque da Cidade, com várias atrações de resgate a Cultura Popular, vale a pena conferir