Diario da Sociedade Amiga dos Moradores da Vila São Benedito,Jardim Souto e Residencial Cambui.Este é NOSSO ESPAÇO. Escrito por sua atual Presidente Liliam Rodrigues, onde divulgamos nossas solicitações,nossos eventos, ações, enfim aqui mostramos o nosso trabalho.
Divulgamos aqui também os nossos parceiros.
É o nosso espaço, tudo que acontece na nossa Comunidade, esta aqui .
Lutamos por uma Comunidade Unida e bem resolvida.
Jesus abençoe
No dia 17 de Março realizamos a 1ª visita a REVAP de 2011- levamos alguns moradores que tinham a curiosidade de conhecer a Refinaria e esclarecer algumas duvidas com relação a segurança, após as obras de modernização pelas quais passou, agora algumas unidades são visíveis em alguns pontos de nossa região.
O grupo que participou desta visita, foi formado por moradores do Jd.Uirá/ Jd.da Granja/Jd. Souto e Vila São Benedito a maioria pela primeira vez.Também tivemos a participação de Tais Priscila - Projecto APE- Diretoria de Ensino e Marília Rodrigues - Educadora do Projeto Escola da Família
A visita começou com uma palestra no auditório da REVAP- O Palestrante Aislan Greca nos falou um pouco sobre a historia da refinaria, os produtos e a modernização pela qual passou.
Aislan Greca -
Planejada no final da década de 70 para viabilizar as metas do II Plano Nacional de Desenvolvimento, a Refinaria Henrique Lage - REVAP foi a quarta e última refinaria a entrar em funcionamento no Estado de São Paulo - e a última a ser construída no País. Inaugurada em 1980, a unidade homenageia o engenheiro naval Henrique Lage.
Para um melhor entendimento de algumas informações vou usar um vídeo produzido no ano de 2010 em comemoração aos 30 anos da Refinaria Henrique Lage
Durante a Visita, tivemos a oportunidade de ver bem de perto os produtos da Petrobras, e ainda a matéria prima - O Petróleo
Cida Tenorio ( moradora do Jd.Souto)ao centro e das duas pontas duas Teresas ( moradoras do Jd.Uirá)
Dorival Rodrigues, Vice Presidente da SAB Vila São Benedito/Jd.Souto e Residencial Cambui examinando o Petróleo
Em primeiro plano, Cida, Teresa e Cida Tenorio, ao fundo o morador Jones Monteiro examinado uma amostra de enxofre, produzido na REVAP, um dos componentes do Baton
Teresa e Euripedes Oliveira ( Moradores do Jd.Uirá)
Dona Analia( Moradora do Jd.da Granja examinando o Coque)
Tais Priscila e Marília ( Directoria de Ensino)
Jones Monteiro ( Morador da Vila São Benedito- examinando o coque)
Elza ( Moradora do Jd.Granja com o Petróleo nas mãos)
da matéria prima aos produtos
Sirlena Santos(moradora do Jd.Granja)
Após satisfazer um pequena dose das curiosidades, uma pausa para o café
Já na saída, fim da visita paramos para uma ultima foto de uma pequena parte do grupo
Eu, Liliam Rodrigues , Cassios ( Signi) e um pequeno grupo de visitantes em frente ao prédio administrativo da REVAP
É muito importante que a Comunidade participe das visitas, pois é a oportunidade que têm para esclarecer duvidas, levar reclamações, mas se já conhece e tem alguma duvida, reclamação,sugestão ou ainda quer esclarecer alguma duvida sobre Emergências, aqui esta o telefone do SAC 0800 789001, ou se ainda quer saber como ficou resolvido a questão da chuva cinza que caiu sobre o bairro Vista Verde na manhã desta quarta feira, 30 de março 2011, também pode ligar para o SAC, é muito importante que anote o protocolo de atendimento.
O programa Escola da Família foi reaberto desde fevereiro (2011) na Escola Estadual Professor Domingos Macedo Custodio/Praça Benedito Ugolino da Silva Guerra, 311- Vila São Benedito
E neste sábado, 19/03/2011, tivemos uma programação diferenciada, Rua de Lazer na Escola
Infelizmente não foi possivel divulgarmos, devido ao fato de só termos sido informados alguns minutos antes.Mesmo tendo sido solicitada com antecedencia , não haviamos recebido a confirmação.
A principio a Rua de Lazer deveria ter acontecido na Rua das Macieiras, Residencial Cambuí, mas como não houve uma divulgação previa como sempre realizamos, transferimos de ultima hora para a Escola , juntamente com a Programação da Escola da Familia, mas valeu a pena, como sempre a Equipe de Recreação que nos foi enviada esta de Parabéns.
Valdirene - Coordenadora/ e os monitores : Jerry,Rita, Sirlei, Luiz Eduardo e Monalisa, Obrigado a todos pelo Carinho e atenção com os nossos Pequenos
E a parceria com a equipe do Programa Escola da Familia: Josy ( Educadora) Daiane e Adriano ( Universitarios) o resultado pode ser conferido no pequeno video abaixo.
Eu me questiono diariamente o que fazer diante desta situação???????
È assim que ficou a área existente entre o Corrego Cambui e as casas no Residencial Cambuí,no ultimo dia 28 de fevereiro de 2011, chegando às portas das casas, ai vem uma Criança de 8 anos e questiona: " Liliam o que você vai fazer para resolver este problema, será que a enchente vai entrar na minha casa?" e quando respondo que não tenho "PODER" e nem DINHEIRO para resolver, recebo o seguinte comentário " Tem sim você sempre faz várias brincadeiras para as CRIANÇAS" Emile , tem oito anos ,moradora da Rua das Macieiras, Res.Cambui , E ai o que fazer?????????? Queria eu resolver este problema com a mesma simpliscidade de se realizar uma Rua de Lazer, mas infelizmente não é assim. Qual será a solução de nosso PROBLEMA?????????? Infelizmente estamos no "OLHO DO FURACÃO"- Acima de nossa Comunidade temos vários novos loteamentos que a cada dia impermebealizam mais e mais o solo e descendo o Corrego, no fim de nossa Comunidade temos a saída das águas por um gargalo que passa sob a Rod.Presidente Dutra que esta acima do leito do Corrego. O Que fazer??????????????????
A Administradora da Rodovia Presidente Dutra, a Concessonaria Nova Dutra, diz ter autonomia a uma certa metragem as suas margens, mas qual será o obrigação da Concessonaria quando a Rodovia corta um Município e tem as suas margens bairros que estão sendo prejudicados? Como é o caso de nossa Comunidade que tem as aguas das chuvas repressadas pelo gargalo que fica na altura do km 146,5 sentido SP/RJ que sustenta uma pequena ponte que fica sobre o Corrego Cambuí.
Gargalo, visto da Vila São Pedro para a Vila São Benedito. Precisamos do desassoreamento ,precisamos de obras , precisamos de providencias urgentes da Administradora Concessonaria Nova Dutra. O que fazer quando os PODERES SE OMITEM?????????????????? "Aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido;e aquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão." ( Lucas 12v.48b")
"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz nisso esta pecando" ( Tiago 4v.17) Quem será o responsável???????????? A quem devemos cobrar???????????? Diante de tantas ??????????????????????? ficamos a mêrce das águas e dos danos deixados, não só danos materiais, como os piores danos que temos acumulados são os psicológicos, muitos moradores se tornaram dependentes de calmantes devido aos traumas e a pressão psicilogica, noites sem dormir e outras consequências. QUEM PRESTARA CONTAS????????????
"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz nisso esta pecando" ( Tiago 4v.17)
Soluções? Temos sim , basta um pouco de interesse , pois hoje contamos com uma tecnologia de ponta.